sábado, 7 de março de 2015

O que é Optometria?


   A optometria é uma ciência da saúde que se baseia na física, para diagnosticar e compensar erros de refração, utilizando diversos equipamentos ópticos e oftalmológicos, melhorando assim o desempenho visual do indivíduo.

   A não regulamentação da optometria no Brasil ocasionou uma inestimável elitização do serviço de saúde visual no Brasil, gerando então, uma dívida social impagável (não é difícil imaginar) com os indivíduos que nunca tiveram a oportunidade de avaliar a sua condição visual. Com a escassez de um profissional para realizar um atendimento primário na área da saúde visual, os brasileiros ficam a mercê de uma assistência adequada à saúde visual.  Aqueles que não podem arcar com os altos custos de uma consulta e arcar com os valores de certos exames ficam à espera do poder público, através do Sistema Único de Saúde – SUS, que tem uma grande demanda, sendo que a fila de espera chega a ser de 180 dias para uma simples consulta, desqualificando o serviço por conta dessa demanda e a falta de profissionais na área.

   Com formação superior, o optometrista é devidamente preparado e habilitado para a realização de atendimento visual primário e correção visual, solucionando grande parte da insuficiência no atendimento visual em nosso país. Segundo o Sindicato Nacional dos Optometrista, “atualmente, 56% da população brasileira tem necessidade de avaliação visual para melhorar sua qualidade de vida. No entanto, apenas 11% da população consegue ter acesso ao atendimento visual e ter compensadas suas dificuldades visuais, o que implica um percentual de cerca de 45% de brasileiros que não têm condições visuais adequadas por falta de um atendimento visual. É fácil concluir que são os menos favorecidos que se encontram nessa situação”.

    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -  IBGE, existem hoje no Brasil cerca de 24,5 milhões de pessoas ou 14.5% da nossa população, com algum tipo de incapacidade (erros de refração) ou deficiência visual. Quero destacar também que estudos da ONU demonstram que cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, o que mostra que os índices brasileiros são superiores se avaliados em comparação com os dados da população mundial. Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde 80% das cegueiras podem ser evitadas e 90% dos casos ocorrem em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. O Brasil possui um dos piores índices de prevenção para acuidades visuais do mundo, sendo que 99 milhões de brasileiros nunca passaram por nenhum exame de acuidade visual. Ainda, segundo dados do MEC, 81% das crianças repetentes no país o fazem por falta de acuidade visual e sua compensação. A quase totalidade das crianças em idade escolar nunca passou por exame ocular. Estima-se que 8% dessas crianças necessitem de óculos e 5% apresentem outro problema ocular não detectado que pode gerar problemas mais sérios.

   Com certeza, a inserção desta profissão nos programas de saúde pública no Brasil, desenvolverá grandes avanços e soluções positivas para que esses números mude essa realidade, concedendo a qualidade visual do povo brasileiro, em ações conjuntas com a oftalmologia.

   Estes profissionais estudam por pelo ou menos três anos em uma universidade, devem participar de um período de treinamento clínico, sendo então, avaliado na prática, antes de considerar que tem o conhecimento e as habilidades necessárias para a sua atuação. Após sua formação, eles têm a oportunidade de fazer diversas especializações (pós-graduação, mestrado e doutorado), desenvolvendo os seus interesses em diversas áreas afins.


   Vale esclarecer que o optometrista, no Brasil, não realiza nenhum tipo de técnica invasiva ou uso de qualquer medicamento. Todo o trabalho optométrico é realizado por equipamentos não invasivos de caráter observacional, avaliando então o paciente de forma quantitativa e qualitativa. 

   O mesmo é orientado, treinado e capacitado para que reconheça uma alteração de ordem sistêmica ou patológica encaminhando assim para o oftalmologista, Neurologista, Dentista, Fisioterapeuta ou outro profissional dentro de sua competência. 
Fonte:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Optometria;
http://www.college-optometrists.org/ en/college/about-optometry/What_is_an_optometrist.cfm;  http://sno.org.br/?menu=optometria&sub=importancia_e_justificativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário