terça-feira, 30 de maio de 2017

Lentes de Contato

A correta adaptação de lentes de contato consiste em procedimento rigoroso, existindo a necessidade de exames de forma adequada e a sua indicação precisa para que a necessidade do paciente seja atingida. Abordaremos a seguir sobre os exames que devem ser feitos pelo optometrista para uma ideal adaptação.

·         Ceratometria – Consiste como sendo um exame realizado por um ceratômetro ou auto refrator tendo como finalidade a aferição da curvatura da córnea;
·         Topografia – Tem como objetivo analisar a curvatura da córnea em sua totalidade, isto é seus meridianos, avalia as alterações de sua superfície como simetria e regularidade, para que o avaliador possa identificar astigmatismos e outros defeitos corneano, como é o caso do ceratocone;
·         Microscopia especular da córnea - É o exame que procura mostrar a qualidade das células do endotélio e sua É um exame primordial para pacientes que são candidatos a cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, ceratocone, controle de uso de lente de contato e ou alterações corneanas;
·         Lâmpada de Burton – Permite que o profissional avalie o polo anterior da córnea, circulação e espessura do filme lacrimal, entre a lente de contato e córnea e avalia a qualidade do filme lacrimal;
·         Fluoresceína – É um composto orgânico que reage por intermédio da luz ultravioleta, útil para verificar alterações posicionais da lente de contato;

Tipos de Lente de Contato

A principal indicação para o uso de lentes de contato é aquela que busca melhorar a acuidade visual para obter a visão binocular, quando esses objetivos não são conseguidos através de óculos, contudo, a lente de contato é usada pela maioria das pessoas para que sejam corrigidas as ametropias, atendendo ao que se chama de indicação estética. A motivação do paciente e a dependência de óculos para melhorar a acuidade visual devem ser consideradas. Os pacientes que não são dependentes de óculos são péssimos usuários de lentes de contato.
Existem pacientes que desejam usar lentes de contato, enquanto outros necessitam delas. Aos primeiros, devem ser explicadas as desvantagens, as vantagens e suas diferenças em relação ao uso de óculos sendo que aos demais devem ser esclarecidos os benefícios que terão com as lentes de contato, procurando motivá-los para seu uso.
As lentes de contato classificam-se em: Rígida (duras) e Hidrofílicas (gelatinosas) sendo:
Indicações Estéticas:
·         Correção das ametropias - miopia, hipermetropia e astigmatismo;
·         Finalidade cosmética ou protética.
Indicações médicas:
·         Ópticas;
·         Terapêuticas
Entre as principais indicações médicas com finalidade óptica encontram-se: anisometropias, afacia monocular, astigmatismo irregular, ceratocone, nistagmo, aniridia, albinismo, pós-ceratoplastia e pós-cirurgia refrativa.

Indicações Estéticas
Ametropias:
O uso de lentes de contato para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo tem obviamente vantagens estéticas sobre aquelas dos óculos e em muitos casos, como nas altas ametropias, não só corrigem a acuidade visual como também evitam restrição do campo visual, grande alteração do tamanho da imagem retiniana e o efeito prismático induzido pelos óculos.
A lente de contato na correção da miopia aproxima do normal o tamanho da imagem retiniana e quando a lente é rígida elimina o astigmatismo corneano anterior se presente, pela nova superfície esférica da lente rígida e pela formação da lente lacrimal. Os indivíduos míopes se adaptam mais facilmente as lentes de contato que os hipermetropes e representam o mais alto contingente de usuários de lentes de contato. Nas baixas ametropias, as lentes de contato são usadas para eliminar os óculos.
Entretanto, há aqueles que necessitam usá-las por razões profissionais, mesmo com baixas ametropias, como atores e esportistas, ou porque apresentam defeitos faciais, de pavilhão de orelha, ou sofreram traumatismos ou cirurgia no nariz e nos seios frontais, que dificultam o uso de óculos. Laceração e eczema podem ocorrer nas áreas de contato da pele com as armações dos óculos.
Miopias e forias:
Nos casos de miopia associada a exoforia, o uso de lentes de contato é benéfico. O míope passa a acomodar e a lente ajuda a melhorar a exoforia, na miopia com esoforia a lente não tem indicação.
Hipermetropia e forias:
O uso de lentes de contato na hipermetropia associada com esoforia, também é benéfico. O paciente passa a acomodar menos, melhorando sua esoforia. Já nos casos de exoforia, não ocorre o mesmo e a lente de contato não deve ser indicada.
Esotropias acomodativas:
As lentes de contato podem ser indicadas no controle de esoforia-tropia acomodativas para correção total da ametropias.
Miopia e hipermetropia com presbiopia:
A pessoa míope necessita convergir mais com lentes de contato do que com óculos para fixar objetos mais próximos. No hipermetrope ocorre justamente o oposto, com lentes de contato ele precisa acomodar menos do que com óculos. Este fato é explicado pelo efeito prismático da porção nasal das lentes dos óculos com relação ao centro óptico e como as lentes de contato permanecem centradas durante a convergência, o efeito prismático não ocorre.
Este problema deveria ser considerado em todo paciente que começa a usar lentes de contato na faixa etária de 40 anos. É aceito que o uso de lente de contato precipita a presbiopia no míope e retarda no hipermetrope.
A correção da presbiopia em usuários de lentes de contato pode ser feita:
·         Através de óculos com correção para perto sobre as lentes de contato
·         Através de lente de contato com grau levemente mais fraco que o necessário em míopes e levemente mais forte em hipermetropes, no início da presbiopia
·         Usando a técnica da mono visão (lente de contato em um olho com grau para distância e no olho contralateral com grau para perto)
·         Lentes de contato multifocais

Indicações Médicas
Em contatologia, cada caso deve ser olhado isoladamente e sua indicação deve ser feita por médico oftalmologista.


Indicações Ópticas
Anisometropia:
É a diferença refrativa entre os dois olhos. Quando essa diferença refrativa entre um olho e o outro contralateral for grande poderá causar dificuldades de visão binocular com o uso de óculos.
Entretanto, na anisometropia hipermetrópica (um olho é emétrope ou menos hipermetrópico que o outro), diferenças menores de 4,00 D quando corrigidas com óculos já são sentidas e na anisometropia miópica diferenças maiores podem ser toleradas.
Afacia monocular:
Na afacia monocular, a visão binocular só pode ser restaurada com implante intra-ocular ou com lente de contato.
Astigmatismo irregular:
Comumente é resultado de cicatrizes corneanas determinadas por traumas e ulcerações. O ceratocone é marcado pela presença de astigmatismo irregular. O déficit visual nesses casos é acentuado pela presença da opacidade e a sua correção só pode ser obtida com lentes de contato ou ceratoplastia.
Ceratocone:
A correção com lentes de contato deve ser indicada quando os óculos não mais proporcionam visão suficiente para as atividades do paciente. A principal razão para seu uso é a reabilitação visual, porque a lente de contato bem adaptada não causa nem retarda a progressão do ceratocone. A medida que ele progride vai desenvolver astigmatismo irregular e o uso de lente de contato rígida é a única maneira de melhorar a acuidade visual.
Lente de contato pós-ceratoplastia penetrante:
A adaptação de lente de contato após cirurgia de transplante de córnea penetrante está indicada para corrigir altos astigmatismos regulares ou irregulares e anisometropia.
Lente de contato pós-ceratotomia radial:
Pacientes submetidos a ceratotomia radial que não obtiveram o resultado desejado podem melhorar a acuidade visual com lentes de contato.
Nistagmo:
Quando o nistagmo se acompanhada de alguma ametropias, a lente de contato oferece a vantagem de acompanhar o movimento dos olhos, proporcionando melhora na acuidade visual e certa diminuição da amplitude dos movimentos.
Aniridia e albinismo total ou parcial:
Podem obter melhora da acuidade visual, da aparência estética e do conforto com o uso de lentes de contato pintadas ou filtrantes, de coloração escura.


Referências:
MOREIRA, Saly; MOREIRA Hamilton; MOREIRA Luciane; Lente de Contato, 3 edição- Rio de Janeiro, cultura médica, 2004;

www.acuvue.com. br/Lentes/Contato acesso em 15.05.2017;

www.hospitaldeolhos. Net/noticias-interna acesso em 15.05.2017;


www.hospitalfranciscovilar.com. br/exames acesso em 10.05.2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário