Dominância Ocular e
Aprendizado: Lateralidades
Gileade
Molina/ Luís Acácio Mota/ Wilson Portela Chaves Júnior/ Simone Domingos Alves/
Resumo.
O estudo sobre a “Dominância Ocular” para um especialista da visão deve
ser observado em prática no consultório principalmente porque é uma importante
influência no aprendizado da criança. Muitos pais chegam ao consultório quando
a criança está em fase escolar, nos casos de sete ou acima de oito anos de
idade, período que ocorre a transição da plasticidade neural (até sete anos de
idade) – na qual o sistema nervoso central dá resposta ao estímulo visual -, ao
período da maturação (após oito anos de idade), idade também a qual a criança
já está com dificuldades na aprendizagem por conta de grau elevado e sem o uso
de lentes corretivas e, ou mesmo com um dos olhos suprimido (quando o olho está
entrando na fase da ambliopia, ou mesmo que já esteja amblíope). Aqui
abordaremos um artigo científico de um projeto de pesquisa com crianças em 6
escolas de João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Palavra-chave: Dominância Ocular, Crianças, Neuropsicologia,
Optometria Pediátrica.
Abstract.
The "Ocular Dominance" study for a vision
specialist should be observed in practice in the office primarily because it is
an important influence on the child's learning. Many parents arrive at the
office when the child is in school, in cases of seven or above eight years of
age, that the transition of neural plasticity (up to seven years of age) occurs
- a period in which the central nervous system responds to the Visual stimuli,
maturation (after eight years of age), which the child is already experiencing
learning difficulties because of high grade and without the use of corrective
lenses and or even with one eye suppressed (when the eye is Becoming amblyopic
or even already amblyopic). Here we will cover a scientific article about a
research project with children in 6 schools in João Pessoa, Paraíba, Brazil.
Key words:
Ocular Dominance, Children, Neuropsychology, Pediatric Optometry.
Introdução
Como nosso
corpo e cérebro existem dois lados, mas, não necessariamente com a mesma força lateral,
quer dizer, que os membros (olhos, mãos, pés e mesmo as duas audições) e órgãos
(como dois pulmões e dois rins) podem ser mais fortes de um lado e do outro
podem ser mais fracos, mesmo o corpo devidamente simétrico ao seu eixo
verticalmente, pessoas usam um dos lados do corpo com mais firmeza do que do
outro, como exemplo a mão de um destro que seu Domínio Manual é o direito, ele
terá maior destreza com essa mão direita do que com a esquerda. E, devido ao
nosso tema “ Dominância Ocular – DO” - sendo Sensorial (DOS) ou Motora (DOM),
devemos definir a lateralidade do olhar, que muito implica no aprendizado
infantil, idade de plasticidade (que ocorre de seu nascimento, pós terno, até
os sete anos de idade) e pós plasticidade que ocorre a maturação e possíveis
achados, como diplopia, supressão e a ambliopia. Associamos a Dominância Ocular
um alvo, um olho que domina o outro em atividades com percepção motoras ou
sensoriais, quando nosso sistema nervoso se forma ele é quem escolhe qual sua
lateralidade dominante, seus fatores podem ser determinantes pela própria
genética e ou mesmo ambiente. Com os membros inferiores podem ocorrer situações
como lateralidade homogenia, quando um dos hemisférios escolhe o lado que irá
dominar e outro hemisfério passa a ser dominado, ou seja, todo um lado destro a
ser dominado ou todo um lado esquerdo dominado, ou mesmo quando há lateralidade
cruzada, quando a mão dominante é destra, mas o olho dominante é o esquerdo.
“As
questões sobre lateralidade vêm sendo aprofundadas desde a abordagem de Paul
Broca sobre dominância cerebral hemisférica, em 1861. Desde então, muito se
discute sobre o predomínio de um dos hemisférios cerebrais nas manifestações
comportamentais e funcionais do ser humano. Porém, ainda são várias as
controvérsias em torno do assunto, e nenhuma relação clara foi estabelecida. O
tema, que apresenta amplas ramificações, assume destaque na Neuropsicologia
devido a uma série de estudos que teorizam a associação entre transtornos de
aprendizagem e lateralização na infância” (Eglinton & Annett, 2008;
Guardiolla, Ferreira & Rotta, 1998; Reio, Czarnolewski & Eliot, 2004;
Smythe & Annet, 2006).
Dominância
Ocular
Relacionando
os estudos em artigos e um artigo de pesquisa científica observou que a
preocupação da visão da criança só é relacionada quando a criança está em fase escolar
aos sete anos de idade e está com dificuldades na aprendizagem, mas não é
identificada aparentemente. A avaliação visual
deve ocorrer por volta de dois anos de idade-pós natal, e, pela falta de
planejamentos de testes pedagógicos ou falta de informações aos pais e
professores, tais exemplos (como identificar qual lateralidade dominante a
criança tem melhor destreza na lateralidade mão, lateralidade ocular,
lateralidade de pé, observando ao rabiscar, desenhar, comer, pular amarelinha,
atender um telefone, jogar bola, entre outros; Dentre alguns procedimentos como
o teste do canudo para identificar qual o olho dominante - no qual a criança
segurar o canudo como se fosse um brinquedo como uma luneta, a criança deve
estar sentada numa cadeira à distância de frente a um quadro na parede distante,
uns 6 metros, e ao examinar pede que a criança segure um rolo de papelão na
altura acima do nariz entre os dois olhos e peça para que a criança olhe para o
quadro através desde rolo, assim o examinado que estará próximo identifica qual
o olho em que a criança fixa o olhar -; outro teste determina qual o pé
dominante - através de um jogar de bola -; teste da dominância auditiva - peça
a criança que atenda a um telefonema, a criança atenderá ao lado que tiver
maior percepção auditiva -, assim, como pegar ao telefone, a maior percepção
lateral de mãos.
Dominância Ocular Sensorial
(DOS) tem a
percepção da imagem mais nítida, onde é feito um procedimento de rivalidade
binocular.
Dominância Ocular Motora
(DOM) na qual
a percepção é de um alvo, quando se fixa a um objeto e o olho dominante se
matem fixado, enquanto o olho dominado converge (PPC) ponto próximo de
convergência.
Dominância Cruzada
Quando existe
a DO lateralmente diferente da DM ocorre Lateralidade Cruzada – ou Dominância Cruzada,
pois a lateralidade dos membros se cruza, causando desordem espacial, certas
dificuldades de aprendizados na alfabetização são observadas nas crianças como
a dislexia. Há testes com diversas brincadeiras para se identificar as
lateralidades como a brincadeira (como a de imitar o chefe, peça à criança que
levantar o braço direito, perna esquerda, balança a cabeça, dá uma
voltinha...).
Dominância Homônima
Quando há dominância
de uma lateralidade de todos os membros.
Transtornos na Aprendizagem
Quando há
transtorno de ordem espacial como a dislexia, a criança tem dificuldades de
ordem na leitura, e na discalculia (disfunção que dificuldades na matemática), observa-se
excesso de uso de mão esquerda ou ambas as mãos e inconsistência de se
organizar podendo usar o mesmo lado para olhos e pé, - em pesquisa, nem todos
os estudos tem esse achado -, mas em alguns artigos informam que numa lesão no
hemisfério esquerdo, podem ocorrer epilepsia ou mesmo retardo mental, mas nos
casos de aprendizagem na fase escolar percebem-se as inadaptações do aluno.
“A Tabela abaixo mostra as frequências das diferentes
fórmulas de lateralidade conjunta mão-olho-pé encontradas na amostra, de acordo
com o gênero.Verificou-se predominância de destros completos (DDD), isto é,
utilização preferencial de mão, olho e pé direitos para a realização de
tarefas, tanto em meninas quanto em meninos”.
Estudos
de psicologia (Campinas) janeiro – março 2010
Conclusão
Concluímos
que este artigo de pesquisa com alunos na fase escolar esta relação entre as
relações de dominância da mesma lateralidade onde se identificam a Lateralidade
Manual, e Lateralidade Ocular, olhos junto aos membros inferiores, complementando
a organização espacial dos estudantes, pois deve manter-se íntegro a informação
e integração e percepção visual, vias ópticas e córtex, e mesma lateralidade. Nossa responsabilidade como profissional é de falar neste conteúdo sobre
visão, e com nosso cotidiano é de responsabilidade detectar insuficiências de
aprendizagem educacional na fase da criança em sua plasticidade e maturação. É
possível desenvolver como profissional uma atenção especial ao desenvolvimento
de aprendizagem em uma criança, qualquer déficit de atenção que a criança a
desenvolva pode estar relacionada a sua insuficiência visual, e venhamos
atribuir para um desempenho educacional e psicológico de prevenção, assim,
possamos colaborar para seu processo organizacional de aprendizagem. Um
ajuda é um diferencial, na maioria dos casos tratamos de crianças para uma
possível recuperação.
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