segunda-feira, 3 de julho de 2017

Ciclo Circadiano - Como anda seu sono?

O ciclo circadiano consiste sendo o ritmo biológico de cada espécie, animal ou vegetal, em torno de 24h, tal ciclo é controlado pelo hipotálamo.

A palavra circadiano provém do latim “cerca de um dia” - circa diem. Podemos definir  o ritmo ou ciclo circadiano sendo o nosso relógio biológico, quando esse ciclo é interrompido sofremos algumas altereçoes como a do humor.

          A luz é a principal influência sobre o ciclo circadiano, podendo alterar os momentos de sono e de vigília do indivíduo

         De acordo com a fase do dia, vão sendo produzidas diversas alterações nas funções biológicas como a respiração, a circulação, a digestão, a secreções endócrinas, o sono.

   O ciclo pode ser interrompido por conta das luzes emitidas por, smartphone, laptop ou tablet, de modo que os pesquisadores estão começando a entender. Segundo Tracy Bedrosian da Universidade de Ohio, “diversas fontes modernas de luz artificial que contem comprimentos de onda azul, podem ser prejudiciais para os seres humanos, para seu humor podendo causar até depressão”.

            “Desde a criação humana e sua habitação na Terra, a luz vem afetando nossas funções biológicas, mas a compreensão de que tipo de luz tem um impacto maior ou como o fato ocorre é algo novo e ainda não temos todas as respostas", disse Mariana Figueiredo, pesquisadora brasileira do Centro de Pesquisa da Luz, do Instituto Rensselaer, em Nova York à rede de comunicação BBC.
Mariana Figueiredo é autora de estudos pioneiros sobre a influência dos dispositivos eletrônicos no sono, atualmente a mesma investiga sobre como usar a luz de forma mais eficaz, ajudando os idosos ter mais qualidade de sono e desenvolve um projeto com o departamento de defesa americano para melhorar a iluminação de submarinos.
A seguir mencionarei algumas dicas de como melhorar o seu ciclo circadiano:
ü  Desligue aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir – em um estudo realizado pela Dra. Mariana, foi demonstrado que duas horas de uso do iPad, foram suficientes para prejudicar a produção de melatonina, esse hormônio diz para o nosso corpo quando é a hora de desacelerar e dormir, tais aparelhos produzem a luz azul de comprimento de onda curta, que afetam fotorreceptores sensíveis a esse comprimento de onda, quando não são atingidos pela luz de comprimento de onda ideal, demoramos de pegar no sono, prejudicando a produção de melatonina. Devemos então, minimizar a exposição da luz azul à noite;

ü    Óculos bloqueadores da luz azul -  caso não tenha alguma  alternativa, senão trabalhar até tarde,  devemos reduzir a exposição aos dispositivos luminosos por mio de óculos com coloração laranja que rebatem a luz azul, diminuindo o impacto sobre o sistema circadiano. Mesmo que você não esteja olhando para um equipamento que tenha tela com luz azul, você pode ser beneficiado com o uso destes óculos, pois mesmo que esteja na sua residência, uma vez que quase todas as luzes, da rua, da nossa casa, são de comprimento de onda azul, prejudicando o seu ciclo circadiano;

ü    Exponha seus olhos a luz solar, nas primeiras horas do dia – devemos manter uma regularidade para dormir e acordar, fazer caminhada pela manhã, evitando o uso de óculos escuros, pois a luz solar é um importante fonte de vitamina D, a parte visível da luz solar tem a função de regular o nosso ritmo circadiano e todas as suas atividades, como por exemplo a liberação de hormônios em momentos de sono ou vigília. É também com a ajuda da luz solar que podemos desenvolver a nossa capacidade natural de visão.

É comprovado cientificamente que quem trabalha fora dos horários habituais corre mais risco de ter câncer, diabetes, obesidade e doença cardiovasculares.
Existem diversas evidências para uma relação entre o ritmo circadiano anormal e alterações metabólicas relacionadas com tais patologias. O ciclo de trabalho noturno é em grande parte o desequilíbrio do controle de substâncias. Distúrbios do ritmo circadiano originam a diminuição das concentrações plasmáticas de leptina, produzido pelo tecido adiposo e o aumento da concentração de plasma de grelina o peptídeo, que estimula o apetite. Isso se traduz em um aumento do apetite, muitas vezes com a preferência por doces e alimentos ricos em hidratos de carbono com amido, contribuindo assim para o aumento do lipídio e, acima de tudo, o metabolismo de triglicérides.
Mas, de acordo com a Dra Mariana Figueiredo, uma das medidas que  podemos fazer é minimizar a luz antes de dormir pela manhã, no final do turno, e aumentá-la quando se acordar no período da tarde, abrindo espaço para caminhar à luz do dia antes de retornar ao trabalho.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário