quarta-feira, 18 de março de 2015

Materiais para fabricação de armações para óculos

·       
  ACETATO DE CELULOSE
   Esse material oferece uma excelente resistência a risco e agentes ( como água, óleo e gordura, por exemplo). Além do mais, é solúvel em acetona e acido aético e possui propriedades eletrostáticas, o que elimina o problema de formação de pó. O acetato de celulose é antialérgico e inócuo (não causa problemas) no contato com a pele humana. Este material ainda proporciona (quando aquecido), devido ao seu amolecimento, grandes condições de transformação e adaptabilidade.
·         PROPIONATO 
   Conhecidos no mercado óptico como "injetados" (devido ao seu processo de fabricação), os óculos de propionato apresentam como características marcantes a fluidez e a elasticidade. Assim, possibilitam inserções de metal. A utilização do "injetados" vem crescendo, uma vez que garantem dimensões constantes em todos os lotes de produção. Para complementar, permitem projetar armações com design especial.
·         GRILAMID
 Também enquadrados na categoria dos "injetados", os óculos de Grilamid oferece uma excelente relação entre rigidez e tenacidade, além de um baixo peso especifico. Tais características tornam esta matéria-prima ideal para armações de óculos sol de estilo esportivo. O elevado grau de tenacidade faz com que os óculos de Grilamid sejam altamente resistentes a choques. Além disso, são leves e apresentam grandes possibilidades de decoração. Também são inócuos ao contato com a pele.
·         TROGAMID
 Outro da categoria dos "injetados". O trogamid fornece elevada resistência tanto em relação aos agentes químicos quanto em termos de impacto, abrasões e riscos. Isso permite um funcionamento perfeito mesmo em condições extremas. Além disso, apresentam baixa absorção de umidade. Esse é um material de fácil manipulação, possibilitando a aceleração das mais criativas e variadas formas. Permitindo assim, ajustes normais aos seus formatos. A curvatura das ponteiras pode em parte ser regulada pelo óptico, de acordo com as exigências do usuário.
·         HYTREL
 Excepcional tenacidade, flexibilidade e elasticidade, além de elevada resistência a choques, fadigas por flexão e ataques de substâncias químicas como óleos e solventes. Material termoplástico. Alta resistência aos agentes atmosféricos e químicos. Ótimas características tanto em altas como em baixas temperaturas. Borracha termoplástica.
·         SURLYN
  É caracterizado por sua flexibilidade, tenacidade, e resistência a choques e abrasão. Conta também com ótima transparência.

ATENÇÃO: Como os óculos "injetados" têm a sensação de toque diferentes dos feitos em acetato e, aparentam serem mais leves, muitos no segmento ópticos acham que as peças de propionato são de qualidade inferior.
Trata-se de uma impressão equivocada. Devido à evolução dos materiais, leveza e flexibilidade são atributos importantes nos produtos modernos. É uma tendência forte e irreversível.
·         METAL

   Mais finos, os óculos de metal são normalmente indicados para graus menores. Para dar forma a esse tipo de óculos são necessários vários pontos de solda, o que pode tornar a armação mais frágil pelo risco de rompimento. No entanto, atualmente já existem no mercado óculos de metal sem soldas nem emendas - opções mais resistentes e com menor propensão a quedas. Para pessoas com pele oleosa, é recomendável procurar óculos de metal com plaquetas de silicone, porque aderem melhor à pele.


·         METAL MEMÓRIA

  Trata-se de um material à base de níquel titânio. As peças feitas com ele ganham versatilidade de ajustes, além da resistência a grandes temperaturas. Normalmente usado na ponte e nas hastes, possui um "efeito memória", ou seja, ele se molda de acordo com as características do usuário e conserva esse formato, mantendo os óculos sempre ajustados.

·         MONEL

É um dos materiais mais tradicionais de óculos. Resistente a corrosão, forte e leve, também é hipoalergênico (não causa reação alérgica nem irritações quando revestido) e tem alta durabilidade.


·         NÍQUEL 

Trata-se material resistente e flexível, que pode ser colorido. Se não receber revestimento adequado, pode causar reações alérgicas e irritações.


·         ALUMÍNIO 

É leve e forte: chega a ser 50% mais leve do que o titânio. Mas o ajuste e a flexibilidade desse material são pequenos. A vantagem é que pode ser extremamente fino e permite brincar com as cores, além de trazer sofisticação à peça e lhe conferir um visual "futurista".



·         AÇO INOXIDÁVEL 

Composto de ferro e cobre, tem como características principais a resistência à quebra, a flexibilidade e a durabilidade. Resistente a corrosão, combina leveza e força. É fácil de ajustar. A grande vantagem está no fato de ser mais barato em relação aos outros materiais de peso leve.



·         TITÂNIO

   É extremamente leve. Trata-se de um material nobre, antialérgico, antioxidante e resistente, mas com poucas opções de cores. Modificações e ajustes devem ser feitos com cuidado para evitar tensões nas cantoneiras e nas plaquetas.



·         BETA-TITÂNIO 

   Metal levíssimo e flexível, composto de magnésio, titânio e alumínio. Essa mistura de metais é muito utilizada na Fórmula 1, pois deixa os carros mais leves e mais resistentes a impactos. Atualmente, a safra de óculos "de ponta" feita de beta-titânio inclui novidades mais confortáveis e praticamente inquebráveis. Alguns modelos possuem hastes flexíveis, muito indicadas para os rostos mais "cheinhos" por se moldarem às têmporas, proporcionando maior conforto.

Fonte:

2 comentários:

  1. Tem um material que gostaria de saber se encaixa em alguns destes citados, alguns chamam de Politeramida outros de ULTEIN!!
    Outra duvida, já vi algumas armações solares infantis em silicone, e este mesmo o material ou tem algum outro nome?. Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  2. Polieterimida (PEI) é um termoplástico amorfo, âmbar-para-transparente, com características parecidas ao plástico relacionado PEEK. Com relação ao PEEK, PEI é mais barato, sendo menos resistente a temperatura e inferior em força de impacto.

    ResponderExcluir