O sangue é conhecido popularmente como a fonte da vida, ele além de ter funções de transporte de hormônios, nutrientes, células de defesa e plaquetas, também tem como papel fundamental o transporte de células capazes de transportar o oxigênio que irá auxiliar os músculos na quebra da glicose, e assim, na geração de energia, assim como nutrição das células do organismo.
Esse transporte de oxigênio é feito pelos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos) que são ricos na substância hemoglobina, que possui cor vermelha e possibilita às hemácias transportar oxigênio para as células do corpo e dióxido de carbono para ser eliminado no pulmão.
A hemoglobina, contida na emácia contém ferro que possui a tal capacidade de se ligar aos átomos de oxigênio.
Os glóbulos vermelhos correspondem em média à 40 % do volume total do sangue devido à sua importância no processo de oxigenação das células, em lugares de altitude elevada as pessoas costumam apresentar em seu sangue cerca 65% . A diferença de valores é a compensação pelo ar rarefeito encontrado nessas regiões.
A fabricação é feita pelas medulas vermelhas presentes nos ossos longos pelo corpo. Em um milímetro cúbico de sangue encontramos cerca de 5,5 milhões de células desse tipo e a vida média delas é de cerca de 120 dias, portanto elas são fabricadas e destruídas diariamente.
Referência:
http://www.infoescola.com/sangue/hemacias/ http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/estudantes?Idioma=pt-BR http://www.todabiologia.com/anatomia/hemacias.htm
Postado por:
André Viel
Consultor Óptico
Cursando Óptica e Optometria
Universidade Braz Cubas
Nenhum comentário:
Postar um comentário